2010-11-19

Tambura Sr. Abel


As notícias relativas à complicada situação económica em que se encontra Portugal já chegaram ao Burkina Faso. E há pessoas solidárias nesse país africano. Pessoas que gostam de ajudar o próximo. Pessoas que gostam de dar a mão a quem se encontra em baixo. É o caso de Tambura Sr. Abel, auditor sénior InCharge (segundo o próprio), da filial de Ouagadougou de um tal Banco de África. Bom homem. Muito bom homem, ao ponto de me ter enviado um mail repleto de excelentes intenções, tendo como principal objectivo ajudar-me a ultrapassar a presente crise financeira. Coisa séria, portanto, sem qualquer tipo de intenção enganosa.
Comecei logo por amar a abertura da missiva, que demonstra enorme conhecimento da nossa língua...
"Eu supor que está tudo bem com VOCÊ E SEU família .por favor que isto não ser uma mensagem Surpreso por você porque tenho SUA informações de contato de semanas, o diretório internacional poucos anos antes de eu decidi contactá-lo em transação dessa magnitude e lucrativo para o nosso presente E SOBREVIVÊNCIA futuro na vida."
Excelente. Nota-se de imediato que se trata de coisa séria. Até lacrimejei. Tambura Sr. Abel supõe que está tudo bem comigo e com a minha família. E pretende que eu tenha uma "SOBREVIVÊNCIA futuro na vida". É bonito. Mas passando ao que realmente interessa...
"Decidi contactá-lo para essa transação financeira no valor de catorze milhões e duzentos mil dólares E.U. (14.2m) para o nosso sucesso presente e futuro. Trata de um fundo abandonada que pertence a um de nossos clientes de banco estrangeiro que morreu junto com toda a sua família ATRAVÉS Avião Bater."
Ora nem mais. 14.2 milhões de dólares, fruto da tragédia alheia. Lacrimejei mais um pouco. Uma família que morreu "ATRAVÉS Avião Bater"? Caramba. Soa a coisa realmente grave. E ainda mais sensibilizado fiquei ao ler...
"Quando O FUNDO se transferido para sua conta 35% serão para você IN relação a todos os ASSISTÊNCIA AO SEU transferência do fundo em sua conta e disposição da conta bancária onde BANCO encaminhará o FUNDO, 60% será para mim ser o pioneiro DO NEGÓCIO, enquanto o restante 5% serão compartilhados com respeitável ORGANIZAÇÕES caridade como e as casas DESTITUDES espalhados E.U. NO MUNDO."
É bonito. Tambura Sr. Abel, o pioneiro. Tambura Sr. Abel que até oferece cinco porcento da transacção a "respeitável ORGANIZAÇÕES caridade". Grande. Enorme! Um santo! Exijo desde já que ergam um local de culto em sua honra. Cheio de missivas das boas.
Trata-se do pior phishing de sempre. Pior ao ponto de ser magnífico. Amei! Ganhei a semana. Obrigado, Tambura Sr. Abel, de Ouagadougou.

10 Comments:

Blogger PWFH said...

O tal de Tambura Sr. Abel não lerá jornais, não saberá que isso de vir cravar trocos para um País à beira da falência é muito feio!?

19/11/2010, 10:49:00  
Blogger Nawita said...

Muito bom.
O homem fez com que te fixasses no "Sobrevivência futuro na vida" e nem reparaste no "lucrativo para o nosso presente".

Deixei o porta-moedas em casa, até eu investia nisto.

19/11/2010, 11:23:00  
Blogger Gata das Botas said...

Anda sempre tudo a queixar-se da crise, e quando aparece alguém a querer ajudar, gozam com ele!

19/11/2010, 12:06:00  
Blogger A said...

onde vocês vêem alguém a sair do monitor a buscar as notas dos bolso, eu vejo alguém que coloca uma nota no bolso do outro. é este clima de desconfiança e descrença na raça humana que me deixa triste.

sr. tambura sr. abel é um bom homem, que carrega as chagas de viver no país com a maior taxa de analfabetismo do mundo. o que lhe impede de escrever no português polido que vocês, burgueses, esperam. e olham com desdém.

lembro-vos a vós a história do principezinho e do astrónomo turco que tinha descoberto o seu planeta, o asteróide B-612. como esse mesmo astrónomo foi ridicularizado pelos seus pares, apenas porque se vestia de forma diferente, segundo os costumes do país.

entristeceis-me, ao ver como facilmente julgais alguém desta forma.

19/11/2010, 14:27:00  
Blogger Nawita said...

A,
não devias andar por aí a cheirar perfumes...

ninguém falou mal do homem.
os colegas gozaram com o senhor? a sério? já viste como essa malta se veste? é preciso ter lata.

19/11/2010, 14:36:00  
Blogger A said...

burguesa...

19/11/2010, 14:49:00  
Blogger Nawita said...

Sim, obrigada.
Bem passada e com salada.

19/11/2010, 14:51:00  
Blogger Isa said...

ohhhh ... isto está tão bom que chega a ser enternecedor ...

Não me digas que não respondeste!

19/11/2010, 18:35:00  
Blogger AFS said...

Isa, até respondia, mas duvido que o meu burkina-fasês seja tão bom como o português de um distinto auditor sénior da filial de Ouagadougou do Banco de África.

19/11/2010, 21:52:00  
Blogger Isa said...

Mas olha, se precisares - eu acho educado que respondas - fala comigo que tenho um bocado de jeito pra essas coisas. Fartam-se de falar comigo em senegalês, por exemplo, ou em sri-lanquês e outras raridades assim e eu entendo sempre, sempre! mesmo quando não entendo, respondo e eles ficam com um ar de quem percebeu! portanto ... dispõe, sim?

23/11/2010, 19:13:00  

Enviar um comentário

<< Home