2010-11-16

It's a jungle out there

An SUV driven a modest 10,000 kilometres a year, uses 55.1 gigajoules, which includes the energy required both to fuel and to build it. One hectare of land can produce approximately 135 gigajoules of energy per year, so the Land Cruiser's eco-footprint is about 0.41 hectares - less than half that of a medium-sized dog.

Then there are all the other animals we own. Doing similar calculations for a variety of pets and their foods, the Vales found that cats have an eco-footprint of about 0.15 hectares (slightly less than a Volkswagen Golf), hamsters come in at 0.014 hectares apiece (buy two, and you might as well have bought a plasma TV) and canaries half that. Even a goldfish requires 0.00034 hectares (3.4 square metres) of land to sustain it, giving it an ecological fin-print equal to two cellphones.


Posto isto, e porque diariamente nos é exigida responsabilidade ecológica, peguem num bloco, numa caneta e façam as contas ao que têm. Depois peguem numa tábua com um prego na ponta e vão equilibrar o ecossistema - pelo bem do planeta e dos vossos (futuros) filhos.

Eu, no caminho para o trabalho, parei no zoológico e fiz a minha parte. Uma girafa, dois koalas e uma mão cheia de lémures devem cobrir todas as minhas posses.

22 Comments:

Blogger Isa said...

Ajuda-me lá faxavor que não estou a perceber bem, aquilo da tábua ... comé que aquilo da tábua com o prego te resolveu o problema com a girafa? só me arranjas trabalhos extras pá, pensas que tenho a tua vida ou quê?

16/11/2010, 10:43:00  
Blogger AD said...

Isa,
Para teres coisas tens de equilibrar o consumo de recursos com a natureza. Ou seja, se queres um plasma toca a matar dois hamsters. Com uma tábua com um prego na ponta. Embora esta parte já seja facultativa, estava só a dar ideias.

16/11/2010, 11:57:00  
Blogger tiagugrilu said...

Mas a Isa tem razão: ou fizeste muito furinho na girafa até ela morrer, ou estás a mentir-nos. E eu não quero acreditar na segunda hipótese.

16/11/2010, 12:00:00  
Blogger Isa said...

O que eu queria saber, AD, é comé que deste cabo da girafa com aquilo da tábua. Bateste-lhe nas patitas até a pobrezinha sucumbir, foi? preciso de orientações quanto às armas a utilizar!

16/11/2010, 12:01:00  
Blogger AD said...

Pás,
Para o tabueiro experimentado bastam duas pancadas: uma numa rótula para ela vir cá abaixo e outra no esófago (ou na cabeça, mas o esófago é mais fácil de acertar).

16/11/2010, 12:22:00  
Blogger Gata das Botas said...

És um bruto insensível.


É só o que me ocorre dizer.

16/11/2010, 12:27:00  
Blogger Isa said...

Mas ... mas ... Gata, ou são eles ou somos nós e as nossas coisas ...

16/11/2010, 12:30:00  
Blogger Gata das Botas said...

Isa,
ainda estou com os nervos à flor da pele, não me posso irritar mais senão fico com rugas!

16/11/2010, 12:33:00  
Blogger Isa said...

NÃO! issé que não!

16/11/2010, 12:36:00  
Blogger AD said...

Insensível? Eu?! Tu é que tens não sei quantos VW Golf em casa, a dar cabo das calotas e das Novas Zelândias e eu, que só pretendo dar aos petizes de hoje a possibilidade de um futuro, é que sou insensível?

16/11/2010, 12:41:00  
Blogger Gata das Botas said...

Estás com esse palavreado para eu passar por ignorante, é?
Eu sei muito bem o que é isso do golf, é aquele desporto em que têm que bater numa bolinha com um pauzinho e em que vestem todos calças curtas, meias de xadrez, uns sapatinhos rídiculos e um bonezinho amaricado, e não vejo o que é que isso tenha a ver com as girafas e os cachalotes, ou lá o que é.

Vocês não me irritem, pá!

16/11/2010, 12:49:00  
Blogger AD said...

Isso, faz-te despercebida. Devias ter vergonha, a aconchegar no teu leito destruidores de fauna e flora. E depois, para disfarçar, aposto que lhes dás nomes insuspeitos, como Pantufa ou Bola de Sabão.

16/11/2010, 13:45:00  
Blogger Gata das Botas said...

Não me ofendas!

Isso é nome de cão e de peixinho dourado! Eu tenho gato, pá, gatos, com nomes imponentes, como eles!

16/11/2010, 13:56:00  
Blogger AD said...

Super-Homem. Isso sim, é nome de peixinho dourado.

16/11/2010, 14:03:00  
Blogger Gata das Botas said...

Sim, sem dúvida.
E Leão, para uma tartaruga!







Pá, ele é feroz, hã! E ruge! Ou lá como é que se chama o barulho que as tartarugas fazem quando estão zangadas! E ela(e) está sempre zangada(o).




Ou com fome.







Também pode ser porque durante 10 anos lhe chamaram Margarida, mas isso é um pormenor sem importância nenhuma!

16/11/2010, 14:16:00  
Blogger AD said...

É, são rugidos. É da adrenalina da velocidade. Como vocês, as cachopas, na montanha russa, porque só estão habituadas à velocidade do aspirador.

Olha, faltou ali atrás um link. Agora sim, faz sentido. Mais ou menos.

16/11/2010, 14:32:00  
Blogger Gata das Botas said...

Reparei nisso, mas não te quis chamar a atenção à frente de toda a gente.

E olha, pela parte que me toca, em relação a parques de diversão o mais radical que arrisco é aquele carrossel às ondas que tem uma espécie de banheira que anda à roda! E mesmo assim, só eu sei em que estado saio de lá!

16/11/2010, 14:54:00  
Blogger Isa said...

Eu já andei numa montanha russa e não vomitei! nem gritei.
Na verdade, não disse nem fiz nada durante 3 dias. Mais ou menos.

16/11/2010, 15:04:00  
Blogger Gata das Botas said...

Exacto, Isa!
E eu lá posso parar 3 dias?
Não posso!

16/11/2010, 15:07:00  
Blogger Nawita said...

Meninas,

vamos ao parque de diversões? quando? é disso que estão a falar, não é?

AD,

tu também? estou farta que gozem com o tamanho dos meus pés!

Matar os animaizinhos é injusto,a não ser que seja para os comer. Isto é justo porque "lion king, circle of life..."

Sinto-me mal,fui às compras e... enfim, comprei muitas cenas.
Sugiro que passemos a acelerar a passagem a estrume dos seres humanos que não passam de excremento ambulante.
resolvemos a história da pegada não sei das quantas e limpamos as ruas.

17/11/2010, 12:33:00  
Blogger A said...

eu atropelei um velho! eu sei, ele já não ia durar muito. mas eu estou a esforçar-me.

17/11/2010, 15:31:00  
Blogger AD said...

É um começo. O velho já deve dar para contrabalançar o teu ZX Spectrum.

17/11/2010, 17:19:00  

Enviar um comentário

<< Home