2010-03-16

It's a kind of magic

Ninguém está mais a par de que a magia não só existe como acontece todos os dias do que qualquer pessoa que trabalhe em informática e lide directamente com utilizadores. "Eu não fiz nada", dizem eles. Nunca ninguém fez nada, mas computadores de senhoras envergonhadas aparecem com bombeiros muito pouco - ou nada - equipados para combater incêndios escarrapachados no monitor, desaparecem da rede pastas inteiras cheias de documentos, e ecrãs de portáteis aparecem partidos. Mas, garantem eles, não fizeram nada. Magia!

Mas não é aquela magia de truques de cartas e lenços coloridos que se aplaude a contragosto no Natal dos Hospitais, é magia negra. Vudu. E cada episódio é mais um alfinete no meu boneco de trapos.

Já experimentaram pôr uma disquete atravessada numa drive? Não é fácil, mas eu uma vez tive de recorrer a um alicate de pontas e a um almoço reforçado para conseguir tirar uma. A ciência ainda não chegou a um resultado definitivo no que diz respeito ao número de traumatismos cranianos necessários para fazer semelhante coisa, mas estou certo que é para cima de muitos. E se por um lado, sim, acho que a pessoa que o fez é uma besta como há poucas, por outro reconheço que ou tem a persistência de um campeão ou o talento para as artes ocultas de um jovem Professor Karamba.

Pelo sim pelo não, todos os dias sacrifico uma galinha preta para tentar afastar os maus olhados. Não está a resultar, mas a canja é saborosa.

30 Comments:

Blogger Isa said...

Há maneiras mais simpáticas de me dizeres que nunca mais arranjas o meu pc, está bem?

16/03/2010, 15:00:00  
Blogger tiagugrilu said...

Eu faço o mesmo tipo de trabalho, mas dou assistência a bibliotecas. Uma vez uma senhora dizia "eu clico assim, está a ver? e não faz nada"

Depois de muito tempo daquela conversa, lá arranjei coragem para lhe dizer: "mas olhe que eu no meu computador não estou a ver o que você está a fazer no seu..."

"Ah não..?"

(e posso jurar pela minha maezinha que ela nunca ouviu falar de coisas como o teamviewer. Mas já viu o Luís de Matos uma vez em Albufeira)

16/03/2010, 15:01:00  
Blogger Nawita said...

Ah ah ah ah ah
Muito bom!
Epá fotos de bombeiros sem equipamento? Nunca vi nada disso, não nos queres mostrar?

Então e fazes a canja com arroz ou com massa?


Grilu,

LOL

16/03/2010, 15:02:00  
Blogger Isa said...

Sim, gostavamos de saber como é que eles combatem incêndios sem equipamento... isso deve é ser uma grande mentira!

16/03/2010, 15:08:00  
Blogger Nawita said...

Isa,

Estás a chamar o AD de mentiroso? Não tens vergonha?
Fica sabendo que ele nunca mente.
Francamente, há pessoas com coragem para tudo!

Ó AD, mostra lá aqui à Isa por A mais D, com imagens e gráficos que estás a dizer a verdade sobre esses bombeiros.

16/03/2010, 15:10:00  
Blogger AD said...

Isa,
Simp... quê?

Tiagu,
Há uns anos atrás dava formação do software que desenvolvia, e cheguei a ter pessoas a carregar no ecrã com os dedos. Estavam à frente do seu tempo, a antever a chegada dos touch screens, era o que era.
E ainda hoje guardo com carinho a memória do dia em que estive mais de hora e meia ao telefone com um senhor que, a cada coisa que eu dizia (tipo, "carregue no botão de Start"), me respondia exaltado "não tenho nada disso!" e, passados três segundos, "ah, está aqui."

Nawita,
Chegaram lume a alguma coisa? Quanto muito ponho-vos em contacto com a senhora em causa.
Arroz?! Massa, claro.

16/03/2010, 15:13:00  
Blogger Isa said...

simp ...lesmente Maria.

simp ...son.

simp ...apas na língua.

simp ...ositório.


Escolhe.

16/03/2010, 15:16:00  
Blogger Isa said...

Mas escolhe depressa que há mais gente à espera!

16/03/2010, 15:23:00  
Blogger AD said...

Escolho Simpósio Terapêutico. Dá sempre jeito ter um à mão.

16/03/2010, 15:30:00  
Blogger Isa said...

(É de psiquiatria? Não lhes digas que estou aqui!)

16/03/2010, 15:33:00  
Blogger Nawita said...

AD

Sim, meti fogo à máquina de lavar a roupa. Mas deixa estar já apaguei com baldes de água. não se pode contar com ninguém, é o que é!
Então e deixas a tua reputação na lama? Ficas como mentiroso?
Massa o quê? na canja?

16/03/2010, 15:34:00  
Blogger tiagugrilu said...

Há uns meses atrás aconteceu-me o já clássico: "feche essa janela" seguido de "toc toc toc toc... iiiiiiinc...clanc!... toc toc toc toc... já fechei. E agora?"

16/03/2010, 15:35:00  
Blogger AD said...

Isa,
É de tudo.
Ou não, não sei.

Nawita,
Se não te causar incómodo, deixo e fico, que hoje não almocei.
Sim, de letras, por favor. Obrigado.

Tiagu,
Toda a gente sabe que as correntes de ar dão cabo dos bytes.

16/03/2010, 15:51:00  
Blogger tiagugrilu said...

Sim, é bem sabido. O que me apetece dizer nestas alturas a est gente é justamente "epá, byte foder".

16/03/2010, 15:55:00  
Blogger Nawita said...

Ah ah ah
Só agora é que percebi o comentário do Grilu! Não tinha visto onde estava a piada de alguém a fechar uma janela! Esqueci-me da cena dos computadores.

Ó AD, eu não sei fazer canja. Não pode ser antes qualquer coisa demasiado passada acompanhada de arroz queimado?

16/03/2010, 15:59:00  
Blogger AD said...

Tive um chefe que quando se irritava ao telefone com esses utilizadores arremessava a bola de um rato pelo gabinete. Volta e meia era "PAM" para aqui e "PAM" para ali.

Nawita,
Se essa coisa demasiado passada for carne, pode.

16/03/2010, 16:11:00  
Blogger Nawita said...

Sim AD, nalgumas tribos é considerado carne.
E para beber? Água ou aspirina simples?

16/03/2010, 16:20:00  
Blogger AD said...

Aspirina com gás, por favor.

16/03/2010, 16:44:00  
Blogger Nawita said...

Não é por favor, é de bom grado!
Ou preferes num copo?

16/03/2010, 16:54:00  
Blogger AD said...

Prefiro num corpo.

16/03/2010, 17:08:00  
Blogger Nawita said...

O menino é um fin gourmet!
E queres que a bebida venha bem gelada, não é?
Vou ver o que posso arranjar, não sei se conheço alguém… espera, as sereias têm umbigo?

16/03/2010, 17:14:00  
Blogger AD said...

Se fin gourmet é sinónimo de matarruano, sim, sou isso.

Acho que algumas até têm dois bigos.

16/03/2010, 17:17:00  
Blogger Nawita said...

Ah ah ah ah
Fui ver ao Google e dei com vídeos dos gato fedorento!

Sim, é isso tudo!
Dois bigos? Fixe, já sei onde servir a aspirina. A não ser que aches muito esquisito isso dos dois bigo!

16/03/2010, 17:27:00  
Blogger AD said...

Eu tenho uma terceira orelha no ombro - para mim nada é esquisito.

16/03/2010, 17:34:00  
Blogger Nawita said...

Só é esquisito se a orelha for tua.

16/03/2010, 17:58:00  
Blogger Gata das Botas said...

Grilu,
esse "byte foder" é das melhores coisinhas que li nos últimos tempos.

Vocês, os gajos dos computadores, deviam ter mais paciência com os comuns mortais, pá!

16/03/2010, 20:16:00  
Anonymous anatcat said...

AD,

eu sou daquelas da "óptica do utilizador"

e o que o programador/informático lá da empresa onde sou "escrava" o que mais me ouve dizer é 'eu não fiz nada'

mas depois vai-se a ver e aparece o teu blog no histórico e coisas assim que não sei como explicar-lhe

quanto à disquete, tenho a dizer-te, que num acesso de raiva, faria isso na boa em 2 secs

:D

16/03/2010, 20:44:00  
Blogger AD said...

Acreditem se quiserem, mas o que eu mais tenho é paciência, apesar de a maioria dos meus colegas não me poder descrever como "gajo simpático" ou "tipo familiarizado com o conceito do sorriso".

17/03/2010, 10:01:00  
Blogger tiagugrilu said...

Gata

Eu não sou um gajo dos computadores. Só cá estou por empréstimo, e para o ano volto para o Benfica.

17/03/2010, 15:54:00  
Blogger Gata das Botas said...

Não és mas mexes-te bem dentro da coisa (in a manner of speaking), vai dar ao mesmo.

17/03/2010, 16:00:00  

Enviar um comentário

<< Home