2004-10-20

Pregar aos peixes

Sabiam que temos uma Federação Portuguesa de Pesca Desportiva? Mais: sabiam que Portugal detém o título de Campeão do Mundo de Pesca Desportiva, na categoria de Senhoras, colectiva e individualmente? Pois então ficam a saber.

E agora que já sabemos que o nosso país está na vanguarda desta emocionante actividade, alguém me explica, por favor, o que é que a pesca tem de desportivo? Vai-se para a praia, lança-se a linha à água e espera-se que o peixe morda. É isto. Mais nada. Que mais há para fazer? Nada! Que raio de desporto é este em que não se faz nada?
"Ah, ele usou a mosca da Bretanha como isco. É um grande atleta!"
Poupem-me. E, numa competição, como é que eles decidem quem é que ganha? Será consoante o tamanho da mentira que contam?
"Eu ia pescando um assim... deste tamanho."
"Isso não é nada, eu apanhei um peixe-espada de 12 metros que era uma beleza. Até falava... francês!"
Porque é que não dão logo a taça ao pescador que conseguir abrir mais os braços e não acabam logo com aquilo para poderem ir todos para casa fazer algo de mais interessante e produtivo como... sei lá, ver tinta secar?

Acrescentar "desportiva" a "pesca" ridiculariza e humilha todas as pessoas que já alguma vez na vida praticaram desporto. Aliás, faz-me até perguntar qual será o passo seguinte para o "desporto" mundial: A baba de competição? Ou a sesta desportiva?

1 Comments:

Blogger AD said...

Eu não sou desportista nem ecologista, mas gostava de ser ambos, para ficar sentado a ver as flores a crescer. Aposto que era capaz de chegar ao Top 10 nacional.

21/10/2004, 17:48:00  

Enviar um comentário

<< Home