2010-01-05

Chabala

Uma das minhas resoluções para este novo ano é usar mais vezes a palavra "algibeira" que, inexplicavelmente, foi remetida ao esquecimento pelo colectivo global. Sim, leram bem, colectivo global, porque me parece algo que administradores ou vice-presidentes de coisas importantes diriam e dizer coisas assim é outra das minhas resoluções. Tal como, por exemplo, "Dow Jones" e "índice Nikkei". Como em "aquela gaja dá-me cá um índice Nikkei que até fico todo Dow Jones..." Enfim, ainda é uma ideia em desenvolvimento.

Mas dizia eu que "algibeira", tal como outras palavras que tanta cor davam à nossa língua, como "latifúndio", "algoz" ou "Regisconta, aquela mááááquina", caiu injustamente em desuso e dir-se-ia até que o povo português a meteu no bolso e lá se esqueceu dela, algo com que eu não mais pactuarei. (Viram o que eu fiz? Algibeira; bolso. Foi espectacular, não foi? Mas não experimentem fazer isto em casa que ainda se magoam.)

Por isso, jovem, se tiveres mais de dezoito anos e o nono ano de escolaridade, junta-te a nós e vem algibeirar connosco. Agora que penso nisso, "connosco" soa mais a italiano que português. Tipo "La Basílica della Estrela? No connosco. Mamma mia!" Porque os italianos dizem sempre "mamma mia". Acreditem em mim que eu já lá estive.

10 Comments:

Blogger Gata das Botas said...

E gostaste? Eu nunca estive na Basílica da Estrela. Mas também aprecio muito o Tom Jones a cantar com os extraterrestres.

05/01/2010, 13:24:00  
Blogger Isa said...

Olá AD!

Onde é que são as inscrições? há limite de idade? e faz-se o quê? paga-se? a sede é aonde? é pra ir pra Itália, não é? é ão é?








Gata, não conheces a Basílica?
mammamia!

Tu não ma digas que não gostas de ouvir o Tom a cantar Sex bomb, sex bomb, you're my sex bomb ...
hã?

05/01/2010, 13:36:00  
Blogger Gata das Botas said...

Isa,
obrigada, eu sei, mas aqui à frente de toda a gente fico com vergonha, pá. Dizes-me isso mais logo, tá?

05/01/2010, 13:40:00  
Blogger AD said...

Gata,
Nunca estiveste na Basílica da Estrela? Não me digas que também nunca foste namorar para o Cemitério dos Prazeres...

Isa,
A inscrição consiste em enviares-me uma generosa soma de dinheiro. Depois a gente encontra-se lá.

05/01/2010, 13:49:00  
Blogger grassa said...

Já estiveste no "Mamma Mia"?

05/01/2010, 13:51:00  
Blogger Gata das Botas said...

AD,
não. E está bem, não digo.

05/01/2010, 13:58:00  
Blogger AD said...

Não, mas uma vez estive no "Nina", onde pude ver a mamma da Mia.

05/01/2010, 13:59:00  
Blogger AD said...

Gata,
Ao menos leste "O Primo Basílico"?

05/01/2010, 14:00:00  
Blogger Isa said...

És um gajo muito materialista pá... é só prá tua algibeira, prá tua algibeira ...

05/01/2010, 14:06:00  
Blogger Gata das Botas said...

Isso é aquela erva aparentada por parte do pai ao manjericão, não é? Li. Diz que é bom nos molhos de tomate.

05/01/2010, 14:08:00  

Enviar um comentário

<< Home