Chabala
Uma das minhas resoluções para este novo ano é usar mais vezes a palavra "algibeira" que, inexplicavelmente, foi remetida ao esquecimento pelo colectivo global. Sim, leram bem, colectivo global, porque me parece algo que administradores ou vice-presidentes de coisas importantes diriam e dizer coisas assim é outra das minhas resoluções. Tal como, por exemplo, "Dow Jones" e "índice Nikkei". Como em "aquela gaja dá-me cá um índice Nikkei que até fico todo Dow Jones..." Enfim, ainda é uma ideia em desenvolvimento.
Mas dizia eu que "algibeira", tal como outras palavras que tanta cor davam à nossa língua, como "latifúndio", "algoz" ou "Regisconta, aquela mááááquina", caiu injustamente em desuso e dir-se-ia até que o povo português a meteu no bolso e lá se esqueceu dela, algo com que eu não mais pactuarei. (Viram o que eu fiz? Algibeira; bolso. Foi espectacular, não foi? Mas não experimentem fazer isto em casa que ainda se magoam.)
Por isso, jovem, se tiveres mais de dezoito anos e o nono ano de escolaridade, junta-te a nós e vem algibeirar connosco. Agora que penso nisso, "connosco" soa mais a italiano que português. Tipo "La Basílica della Estrela? No connosco. Mamma mia!" Porque os italianos dizem sempre "mamma mia". Acreditem em mim que eu já lá estive.
10 Comments:
E gostaste? Eu nunca estive na Basílica da Estrela. Mas também aprecio muito o Tom Jones a cantar com os extraterrestres.
Olá AD!
Onde é que são as inscrições? há limite de idade? e faz-se o quê? paga-se? a sede é aonde? é pra ir pra Itália, não é? é ão é?
Gata, não conheces a Basílica?
mammamia!
Tu não ma digas que não gostas de ouvir o Tom a cantar Sex bomb, sex bomb, you're my sex bomb ...
hã?
Isa,
obrigada, eu sei, mas aqui à frente de toda a gente fico com vergonha, pá. Dizes-me isso mais logo, tá?
Gata,
Nunca estiveste na Basílica da Estrela? Não me digas que também nunca foste namorar para o Cemitério dos Prazeres...
Isa,
A inscrição consiste em enviares-me uma generosa soma de dinheiro. Depois a gente encontra-se lá.
Já estiveste no "Mamma Mia"?
AD,
não. E está bem, não digo.
Não, mas uma vez estive no "Nina", onde pude ver a mamma da Mia.
Gata,
Ao menos leste "O Primo Basílico"?
És um gajo muito materialista pá... é só prá tua algibeira, prá tua algibeira ...
Isso é aquela erva aparentada por parte do pai ao manjericão, não é? Li. Diz que é bom nos molhos de tomate.
Enviar um comentário
<< Home