2009-07-13

Quand je s'rai vieux, je s'rai insupportable

Se dúvidas havia de que estou a ficar velho (não havia) rapidamente desapareceram com a minha recente visita a um consultório de estomatologia. A dentista que me foi designada era, à falta de melhor descrição, uma criança. Uma criança com bata e óculos para parecer mais inteligente e crescida, mas uma criança ainda assim. Aliás, ela era tão nova que a primeira coisa que me ocorreu foi que ela estivesse no intervalo entre a aula de Geografia e a aula de Estudos Sociais. Tão nova que a segunda coisa que me ocorreu foi perguntar-lhe "Então pequerrucha, perdeste-te da mamã?"

"Então, Sr. Francisco, do que é que se queixa?", perguntou-me ela, juntando-se ao numeroso grupo de pessoas que se enganam no meu nome. Sérgio, Henrique, Firmino, Rodrigo - a lista de nomes que não são meus que me insistem em chamar é quase tão grande como a lista telefónica da linha de Cascais.

"Acho que parti um molar.", disse eu com um esgar de I'm-so-cool e um encolher de ombros como que a fazer crer que faço de andar à porrada a quebrar dentes próprios e alheios uma maneira de estar na vida.

"Vamos lá ver esse dentinho, então."

"Dentinho"? Caramba, sou um homem com mais de três décadas de vida, e os dentes de leite tem-nos a minha mãe numa caixinha lá em casa. E estamos a falar de um molar que já macerou a carne de muitos animais, alguns deles ainda vivos. Sim, vivos, que eu quando peço um bife peço-o "mal passado, ainda a mugir e a pastar".

Não basta ter-me ali de boca aberta, com um tubo na boca para não me babar, à mercê das suas mãos que deviam estar a brincar com plasticina em vez de máquinas de zumbidos infernais? É necessário humilhar os meus dentes reduzindo-os a "inhos" também?

Corta-palha, claro, cremalheira, com certeza, favolas, porque não?, mas dentinho?

20 Comments:

Blogger Nawita said...

Bom dia Sr. Francisco, como é que nos sentimos hoje? Dormimos bem? Sente-se na cadeirinha, quer uma almofadinha para as costinhas? Fique aí quietinho que já lhe trago o seu leitinho!! ;)

Il ya plus de jeunesse!!
O bom de ficarmos mais velhos é dizermos o que nos vai na cabeça, ninguém leva a mal, pensam que estamos senis.

13/07/2009, 11:04:00  
Anonymous isa said...

"dentinho", para doer menos ...

porquê a lista telefónica de Cascais?

e como partiste o molar?

São duas perguntas q se impoem!

13/07/2009, 11:33:00  
Blogger tiagugrilu said...

Era boa, ao menos?

- lembraste-me de uma história no dentista, pá. Se estivéssemos num tasco, agora tinhamos que mandar vir mais duas imperiais... Como não estamos, vai ao meu blog daqui a 10 min. e, olha... Bebe um café ou assim.

13/07/2009, 11:50:00  
Blogger grassa said...

Só o Tiago é que faz as perguntas pertinentes.

Exige-se resposta ao seu "Era boa, ao menos?".

13/07/2009, 11:59:00  
Blogger PWFH said...

Quando um dentista morre, vai para o céu ... da boca.
E uma dentista boa?

13/07/2009, 12:03:00  
Blogger AD said...

Nawita,
O problema é que eu estou numa idade em que sou demasiado velho para ser jovem e demasiado jovem para ser velho - que é aquele período entre os 30 e os 60.

Isa,
Lista telefónica da linha de Cascais porque antes da minha presente morada vivi muitos anos no concelho de Oeiras que pertence à linha de Cascais, e por isso era a lista que conhecia. Aliás, nem sei se o resto do país tem listas telefónicas.
Não faço ideia como parti o dente - sim, eu sei, é muito James Bond da minha parte. Em abono da verdade, é mais lascado que partido.

Tiagu, Grassa & PWFH,
Eu tento não objectificar mulheres com a capacidade real e imediata de me causar dor. Bastou-me aquela visita à Masmorra da Madame Claudette.

13/07/2009, 12:08:00  
Anonymous isa said...

AD, pela resposta à Nawita, a partir de hoje sou a tua fã nº 1!!!

13/07/2009, 12:22:00  
Blogger AD said...

Isa,
Isso põe demasiada pressão sobre mim. Qualquer coisa que eu diga agora só te pode desapontar.

13/07/2009, 12:26:00  
Anonymous isa said...

Isso está fora de questão!
Não me desapontaste até hoje e não me dasapontarás jamais!

13/07/2009, 12:39:00  
Blogger grassa said...

O mesmo não se pode dizer de mim.

13/07/2009, 12:49:00  
Anonymous isa said...

A modéstia não te fica bem, Grassa!:P

13/07/2009, 12:54:00  
Blogger tiagugrilu said...

Não, mas a bola do Zed fica-lhe a matar.

13/07/2009, 14:03:00  
Blogger Nawita said...

AD,
Pois é, estás na fase em que finalmente podes sair à noite e não ter que dar satisfações a ninguém mas ao mesmo tempo não podes abusar pois tens responsabilidades.

Molar lascado? Andaste a morder colegas e depois foste obrigado a triturar as provas do crime?

13/07/2009, 14:26:00  
Blogger AD said...

Há bocadinho pouco faltou para morder colegas. É que parece que o facto de eu estar a segurar o telemóvel junto ao orelhame não é, para algumas pessoas, indicador suficiente para que não iniciem conversas comigo.

13/07/2009, 15:45:00  
Blogger Nawita said...

Não são só os teus colegas que são assim, é o planeta terra inteiro, excepto alguns aliens.
Se não gostas, volta para o teu planeta ;) eu já ando a fazer as minhas malas.

13/07/2009, 15:51:00  
Blogger grassa said...

AD, experimenta colocar um pouco mais de dramatismo na coisa.

Quando começarem a falar contigo e tu estiveres ao telemóvel, diz "Só um segundinho" à pessoa do outro lado, baixa o telemóvel e lentamente orienta o teu olhar na direcção do interpelador com o teu pior olhar.
Tem é a atenção de levar meio minuto nesta operação.

13/07/2009, 16:15:00  
Blogger Nawita said...

MEDO!
isso o o teu tom de voz quando dizes "com a outra mão", e nunca mais se metem contigo.

13/07/2009, 16:19:00  
Blogger tiagugrilu said...

...E eu que às vezes dou por mim a pensar que seria bom ter companhia, aqui no escritório.

Mas imagino sempre uma colega assim, e não esses tipos inconvenientes...

13/07/2009, 16:32:00  
Blogger AD said...

O que eu fiz foi fulminá-los com o olhar e apontar bruscamente para o telemóvel com a outra mão, de maneira a que eles se apercebessem de que não se tratava de um transístor no qual eu ouvia um relato de futebol.

13/07/2009, 16:50:00  
Blogger tiagugrilu said...

Pá, tens que mudar de telemóvel e comprar um que não se pareça tanto com as telefonias de ouvir a bola...

14/07/2009, 11:24:00  

Enviar um comentário

<< Home